Escolha a sua localização:

País

A KUKA ajusta o alvo e implementa medidas de eficiência

28 de março de 2019

• A entrada de pedidos reduziu 8,5 % para 3,3 bilhões de euros

• A receita de vendas reduziu 6,8 % para 3,2 bilhões de euros

• O EBIT antes de alocações de preço de compra, antes de investimento em crescimento e antes do custo de reorganização é de 96,4 milhões de euros (margem de EBIT: 3,0 %)

• O resultado após impostos é de 16,6 milhões de euros

• Iniciadas medidas para o aumento da eficiência

• A KUKA planeja cortar ao todo 350 cargos em Augsburg no ano em curso

• Orientação para 2019: Receitas de vendas de mais de 3,3 bilhões de euros e margem de EBIT de cerca de 3,5 % antes da avaliação final dos custos atuais de reorganização

O ano fiscal de 2018 colocou a KUKA diante de muitos desafios. A partir do quarto trimestre a recessão econômica era fortemente perceptível e os nossos clientes estavam mais conservadores em suas decisões de investimento. A isso somaram-se influências negativas do negócio de projetos. Assim sendo, a KUKA ajustou sua previsão para o ano fiscal anterior e iniciou um pacote de medidas imediatas.

"Estamos trabalhando arduamente em nossa eficiência, mantendo uma rigorosa disciplina em custos e focaremos com maior intensidade nas necessidades específicas dos nossos clientes em seus mercados regionais," explica Peter Mohnen, Diretor Executivo da KUKA AG. "Para isso, implementaremos de forma consistente o plano de medidas iniciado."

O Grupo KUKA obteve no ultimo ano fiscal a entrada de pedidos no montante de 3.305,3 milhões de euros, ficando cerca de 8,5 % abaixo do valor do ano anterior (2017: 3.614,3 milhões de euros). O principal fator foi a perceptível recessão econômica geral que afetou, sobretudo, dois dos nossos mercados alvo, a indústria automotiva e a indústria eletrônica. Os pedidos recebidos foram obtidos principalmente na Europa.

As receitas de vendas do Grupo KUKA atingiram no ano de 2018 um valor de 3.242,1 milhões de euros. Em comparação ao ano anterior, com 3.479,1 milhões de euros, o faturamento teve uma queda de 6,8 %. A queda nos nossos mercados alvo é refletida aqui também. Com a indústria automotiva e a indústria eletrônica a KUKA gera mais da metade da sua receita de vendas. A isso somou-se o crescimento desacelerado na China, um dos nossos principais mercados.

O Book-to-Bill Ratio, isto é, a relação entre entradas de pedidos e receitas de vendas, esteve acima de 1 com 1,02 no ano fiscal de 2018 (2017: 1,04) indicando assim, uma boa utilização da capacidade.

Os pedidos em carteirado Grupo KUKA atingiram no final do ano de 2018 um valor no montante de 2.055,7 milhões de euros. Uma leve queda de 4,7 % em relação ao ano anterior (2017: 2.157,9 milhões de euros) e indica uma boa capacidade de utilização no ano de 2019.

Antes de alocações do preço de compra, antes de investimentos em crescimento e antes de despesas de reorganização, o grupo KUKA obteve lucro antes de juros e impostos (EBIT) de 96,4 milhões de euros,  (2017: 148,3 milhões de euros). Isso corresponde a uma margem de EBIT de 3,0 % (2017: 4,3 %). Levando em consideração todas as despesas de 2018, o lucro antes de juros e impostos no Grupo KUKA era de 34,3 milhões de euros (2017: 102,7 milhões de euros). Assim sendo, a margem de EBIT era de 1,1 % (2017: 3,0 %). A queda deveu-se adicionalmente a declínios de projetos e medidas para o aumento da lucratividade.

No ano fiscal de 2018 o Free Cashflow (Fluxo de Caixa do Acionista) no Grupo KUKA era -213,7 milhões de euros. Em relação ao ano anterior o valor era de -135,7 milhões de euros. Entre outros, o aumento de investimento de capital em novas plantas de produção, a reforma de uma unidade de produção, e também o aumento do Capital de Giro tiveram efeito sobre o Free Cashflow.

No ano de referência o Grupo KUKA empregou 14.235 colaboradores. Com isso, o número de efetivo encontrava-se no nível do ano anterior (2017: 14.256).

Pacote de medidas em implementação

A KUKA está se adaptando às mudanças e executando o plano de medidas já iniciado em janeiro. Um programa de eficiência foi elaborado com a meta de economizar 300 milhões de euros até 2021. Para o ano de 2019 economias na casa de dois dígitos de milhões de euros já foram identificadas. As economias também incluem a redução de pessoal na sede em Augsburg, que é inevitável em função da situação atual.

A KUKA planeja cortar ao todo 350 cargos de período integral em Augsburg no ano em curso. Aqui a redução concentra-se principalmente nas chamadas áreas indiretas e deve ocorrer de forma socialmente aceitável, sempre que possível.

"Estamos cientes que esse não será um processo fácil", segundo o Diretor Executivo Peter Mohnen. "Por isso estamos tomando as decisões com muito cuidado e em diálogo com os representantes sindicais. Estamos cientes da nossa responsabilidade e a nossa principal atenção está no futuro da KUKA."
    Na China, a empresa se concentra no estabelecimento de joint ventures e desenvolverá ali novos produtos para o mercado local.
    A KUKA definiu prioridades claras e foco global na área de Pesquisa e Desenvolvimento. A estrutura organizacional tem sido ajustada com o objetivo de melhorar a colaboração global e intensificar o foco nos nossos clientes.

Orientações para 2019

Dada as previsões econômicas e condições gerais e levando em consideração o risco existente e oportunidades, no ano fiscal de 2019, a KUKA prevê uma demanda ligeiramente crescente. O crescimento é esperado principalmente da Ásia e, em especial, da China. A Europa e as Américas devem ter uma evolução ligeiramente positiva. Na perspectiva setorial a KUKA espera um aumento nas vendas para o mercado industrial com relação ao ano anterior. Na indústria automotiva a demanda deve prosseguir estável. As Incertezas são principalmente em função da atual conjuntura política e econômica. Isso também afeta os maiores mercados de robótica do mundo como a indústria automotiva e a indústria eletrônica, os quais acompanhamos a evolução de perto.

Com base nas condições e taxas de câmbio atuais, a KUKA espera no ano fiscal de 2019 um faturamento ligeiramente crescente com cerca de 3,3 bilhões de euros. Dada as condições econômicas atuais e o desenvolvimento empresarial esperado, a KUKA considera atingir uma margem de EBIT de cerca de 3,5 % antes da avaliação final dos custos de reorganização em curso.

• O relatório anual completo de 2018 pode ser baixado em:
    www.kuka.com/en-de/investor-relations/reports-and-presentations

Indicadores Grupo KUKA

34,3

6,8

4,6

4,3

3,0

28,8

20,0

16,2

10,9

2,9

Despesas Extraordinárias*

28,0

31,9

48,7

EBIT ajustado*

EBIT ajustado* em % da receita

6,8

4,6

5,3

3,9

2,6

EBIT ajustado* em % do Retorno sobre Capital Empregado (ROCE)

28,8

20,0

19,8

14,2

8,9

8,7

7,0

5,2

3,7

Despesas Extraordinárias*

28,0

31,9

48,7

EBITDA ajustado*

EBITDA ajustado* em % da receita

8,9

8,7

7,9

6,1

5,2

Capital Empregado (médio)

Colaboradores (31.12.)**

12.102

12.300

13.188

14.256

14.235

* 2016: Efeito pontual devido a oferta pública de aquisição pelo grupo Midea; 2017: Efeito pontual devido ao aumento de investimentos; 2018: Efeitos pontuais devido ao crescimento dos investimentos e custo de reorganização
** Os números de efetivo baseiam-se no relatório anual completo em cálculos FTE (Full Time Equivalent).

Indicadores Robotics

10,4

0,8

1,4

% do Retorno sobre o Capital Empregado (ROCE)

1,5

3,0

24,5

28,2

36,8

9,2

3,9

4,8

2.369

2.555

2.679

2.904

3.075

* A Swisslog foi consolidada a primeira vez em 31 de dezembro de 2014.