Escolha a sua localização:

País

Um modo singular de se sentar graças aos robôs KUKA e à impressão 3D

Quando robôs KUKA criam móveis, será que eles tornam os marceneiros redundantes? Não exatamente. Em vez disso, os módulos de assento e banco TWINE impressos em 3D – projetados pela HagenHinderdael em Londres – acrescentam algo completamente novo ao mundo do mobiliário, da engenharia e da reciclagem.

17 de fevereiro de 2022

HagenHinderdael é um estúdio de design fundado em 2020 por Sofia Hagen e Lisa Hinderdael, ambas arquitetas e designers. “O nosso ethos é celebrar a arte há muito estabelecida e pensar sempre no ciclo de vida das instalações”, afirmam elas. Ambas gostam de trabalhar com artesãos locais e com tecnologia de ponta para realizar ideias coletadas ao redor do mundo – com Hinderdael vinda da Bélgica, Hagen sendo da Áustria, e ambas tendo trabalhado em cenários internacionais.
Lisa Hinderdael e Sofia Hagen em frente ao KR QUANTEC usado para imprimir os elementos TWINE maiores © HagenHinderdael

Produção e desenvolvimento: Resíduos hospitalares como matéria-prima

“Tivemos a ideia para o TWINE quando Rossana Orlandi lançou sua terceira campanha do Guiltless Plastic”, relata Sofia Hagen. Orlandi, uma famosa galerista de Milão, regularmente convida artistas e designers para mostrarem seus projetos para desentulhar o planeta de uma maneira notável. Então HagenHinderdael inventaram o TWINE. “Queríamos que os nossos móveis fossem lúdicos, confortáveis, duráveis, e queríamos usar filamentos feitos pela Reflow”, acrescenta Sofia descrevendo a ambição criativa delas. Reflow é uma empresa social premiada, sediada em Amsterdã, que produz material de impressão 3D, os chamados filamentos de alta qualidade e sustentável, a partir de resíduos plásticos reciclados. A matéria-prima do TWINE, filamento rPETG, provém de antigas bandejas hospitalares.
Os móveis 3D são criados a partir de filamentos da Reflow, que por sua vez são obtidos a partir de resíduos plásticos         © HagenHinderdael

Uma ideia em 3D convence

Cada módulo TWINE tem 1,06 metro de comprimento e 50 centímetros de altura, com larguras variáveis de 30 ou 45 centímetros. Assim, você pode sentar-se sozinho ou com sua família e amigos. Rossana Orlandi adorou a ideia para este projeto quando ele ainda era um rascunho, e o TWINE tornou-se finalista do RO PlasticPrize 2021. Quem ganhar este prêmio para objetos de plástico reciclado faz as manchetes em toda a Europa. Assim sendo, o banco TWINE foi enviado para Milão para a mostra de características.
Quando a robótica encontra tecnologias de fabricação aditiva, o resultado pode ser assim em um curto espaço de tempo: um elemento TWINE © HagenHinderdael
Impressão 3D com perfeição: o robô industrial KUKA traz à vida ideias de design da HagenHinderdael © HagenHinderdael

Conhece o material: Ai Build como um parceiro experiente

A HagenHinderdael contratou a Ai Build em Londres, que havia trabalhado com filamentos Reflow em várias ocasiões, como o seu fabricante. Ai Build é uma empresa de Software como Serviço fundada em 2015 que”atualmente emprega 20 pessoas e 5 robôs KUKA”, informa o COO Michail Desyllas. Eles trabalham predominantemente para empresas Tier 1 que operam na indústria aeroespacial, automotiva, de construção, marítima e de energia. Mas também há um interesse crescente entre arquitetos e designers, informa Desyllas.

Durabilidade e estética devem ser garantidas – sem intervenção humana

Criar peças para uma exposição em Milão foi algo excitante e novo para a Ai Build. De acordo com Desyllas, “o maior desafio para este projeto específico foi a geometria das peças e o acabamento estético desejado. Isto significava que não era permitido nenhum apoio”. A impressão 3D deve fornecer módulos suficientemente perfeitos, o homem não deve interferir. A Ai Build decidiu que um KR30 L16 (série KR IONTEC) e um KR90 R2700 (série KR QUANTEC) deveriam realizar o trabalho, “porque estes robôs têm o raio de alcance para permitir a produção destas peças. Eles também estão totalmente integrados com o nosso software, o que nos permite realizar um monitoramento da qualidade em tempo real e receber notificações de defeitos”, diz Desyllas.
Designs complexos: robôs industriais KUKA e o software Ai Sync da Ai Build possibilitam a impressão de móveis em 3D, que são resistentes e esteticamente agradáveis © Ai Build
O software encontra o projeto: A variedade de formas para assentos impressos em 3D é quase ilimitada, também graças à Ai Build

Dois robôs KUKA permitem a diversidade em 3D

Levou menos de duas semanas desde o pedido até o móvel acabado. Uma vez que o TWINE deveria parecer tão natural quanto as ondas da praia, a Ai Build construiu um molde em forma de cama de dupla curvatura, para que a mistura impressa em 3D esfriasse e endurecesse. Os elementos menores foram criados pelo KR30 L16, os maiores pelo KR90 R2700, ambos equipados com um sistema de extrusão de filamentos. Este sistema pode carregar até quatro fluxos de filamentos variáveis em cores diferentes, permitindo um gradiente de transparências.
O parceiro de sistemas KUKA, Ai Build, desenvolveu uma espécie de cama para o processo. O material quente pode fluir sobre ela para endurecer © Ai Build

Fabricação aditiva: A importância do timing

Desyllas admite que colocar o filamento rPETG aquecido no molde, camada por camada, foi um pouco complicado: “Cada camada precisa ser depositada dentro de um determinado tempo. Não muito rápido depois do primeiro, para evitar o escorrimento – e não muito lento, para evitar problemas de adesão.” Mas devido à boa preparação, bem como à diligência do robô, eles tiveram êxito em criar móveis estéticos, duráveis e confortáveis, prontos para sentar. Assim, cada elemento TWINE passou nas verificações de qualidade, que segundo Desyllas, foram feitas pelo “software e o olho sempre atento do sistema de câmeras em nossos robôs.” Sofia Hagen e Lisa Hinderdael ficaram felizes com o resultado, enviaram o TWINE para Milão e conquistaram os corações dos amantes das artes e do design de móveis.
Os métodos aplicados com impressora 3D permitem diferentes combinações de cores e gradientes © HagenHinderdael

Criado para viajar pelo mundo

Embora o TWINE não tenha ganho o RO PlasticPrize, sua jornada apenas começou. No final de setembro, ele se tornou parte da mostra de design “Planted” durante o London Design Festival deste ano. Em março de 2022, o TWINE será exibido no Vorarlberger Architektur Institut na Áustria. A HagenHinderdael agora está pronta para personalizar e produzir arranjos TWINE para amantes das artes e clientes corporativos em todo o mundo, sabendo que a Ai Build e seus robôs KUKA são fiáveis. Os novos elementos TWINE podem ser personalizados e serão impressos pelo parceiro italiano da KUKA, Caracol-AM. “Eles produzirão os móveis com o nosso software, e a Ai Build testará cada novo produto em cooperação com eles”, afirma Michail Desyllas. E por trás de tudo isso existe a ideia de Lisa Hinderdael e Sofia Hagen, de dar nova vida ao lixo hospitalar e mostrar quão bonito o plástico pode ser.
Possibilidade de impressão individual em 3D: TWINE em KUKA Orange até agora só existe na fase de projeto © HagenHinderdael

A KUKA tem sido o nosso parceiro desde o início. Com a gama de robôs que eles têm, eles nos permitiram expandir. A confiabilidade e precisão dos robôs KUKA é fundamental para a impressão 3D de grande formato.

Michail Desyllas, COO Ai Build, Londres

Baixar notícias

Baixar PDF

Móveis de design de um robô de reciclagem itinerante

THE NEW RAW - um estúdio de pesquisa e design de uma dupla de arquitetos usa robôs KUKA para transformar resíduos plásticos em móveis e outros objetos.