Escolha a sua localização:

País

Selecione um idioma:

Clientes automotivos aceleram com a KR C5

A unidade de comando do robô KR C5 com eficiência energética e segurança de futuro encontra grande aceitação nos clientes. Um pedido de grande porte da BMW mostra: há uma confiança na nova geração da unidade de comando KUKA. Abrangentes testes-pilotos comprovaram de forma expressiva a performance da KR C5.

23 de agosto de 2021

A unidade de comando do robô KR C5 está há quase um ano no mercado – e goza de grande prestígio – especialmente devido à sua eficiência energética e à redução dos Total Costs of Ownership (TCO). A KR C5 resulta em um consumo de energia até 15 % menor de um sistema de robô em comparação com a operação das unidades de comando antecessoras. Além disso, o seu hardware confiável e de longa vida útil, bem como o Functional Twin, que permite a mudança sem problemas para a nova geração de comando, proporcionam a redução dos Total Costs of Ownership (TCO) e a sustentabilidade na produção.

Assim, a KUKA fornecerá apenas para a BMW em Dingolfing cerca de 250 unidades de comando até o início de 2022. "Atualmente está se trabalhando na geração sucessora do BMW Série 5 G60, que está prevista para o quarto trimestre de 2023 na Alemanha. A unidade de comando do robô inteligente KR C5 deverá ser usada para apoiar a produção na área de portas e tampas", diz Sabrina Majovsky, Gerente Key Account BMW na KUKA.

Unidade de comando do robô KR C5

O ritmo da produção de amanhã

Segurança de futuro e econômica

O pedido da Baviera foi antecedido por abrangentes testes-pilotos, que já iniciaram em julho de 2020 no local da introdução do protótipo. "Para nós era especialmente importante elevar a produção a um novo patamar. Por darmos grande importância à utilização de tecnologias mais recentes, logo tomamos a decisão de colocar a nova unidade de comando do robô da KUKA em funcionamento em nossa empresa", Markus Lehmann, Gerente de Técnica de Instalação - Robótica na BMW, fundamenta a decisão. Assim, a KR C5 contém menos componentes de hardware que a sua antecessora, a KR C4. Uma rápida substituição dos módulos de comando altamente integrados minimiza o tempo de parada da linha de produção em caso de falha. Outro benefício: no futuro a KR C5 também possibilitará o uso de serviços baseados na nuvem, como também do iiQKA, o novo sistema operacional de robôs da KUKA.

Sobretudo, o cliente foi convencido pela eficiência energética da unidade de comando. Andreas Knöpfle, Portfolio Manager da nova geração de unidades de comando na KUKA, dimensiona esta vantagem em números: "O consumo de energia de um sistema de robô chega a ser 15 por cento menor, se em vez de uma unidade de comando KR C4 for usada uma KR C5."

Functional Twin: Integração simples, colocação em funcionamento mais rápida e dispêndio mínimo de treinamento

A montadora da Baviera usa a KR C5 como expansão da versão antecessora KR C4, que continuará a ser usada em outras estações da produção de carrocerias. Uma vantagem: as duas versões de unidades de comando oferecem as mesmas funções e o mesmo conceito de operação para o usuário. Por isso, o dispêndio de treinamento é claramente reduzido para clientes como a BMW.

Através dos chamados Functional Twins reduzimos o dispêndio de mudança, uma vez que já trabalhamos há muito tempo com a C4. Este foi um critério importante na decisão pela KR C5

Daniel Celic, responsável pela robótica na BMW

Aprimoramento contínuo da unidade de comando

Além da BMW, também outros clientes do ramo automotivo apostam na nova geração da unidade de comando do robô. Além disso, a KUKA já está trabalhando, por exemplo, em outras possibilidades de instalação para clientes, para uma utilização com máxima flexibilidade na produção. Com na nova geração de unidades de comando KR C5 a KUKA persegue a meta de apoiar os seus clientes na realização de uma fabricação com segurança de futuro e sustentável.